Blog: FAKE NEWS SOBRE O VINHO

Hoje nós viemos te ajudar a não cair em algumas armadilhas falaciosas do mundo dos vinhos! Confira as principais fake news das quais você deve fugir:

🍾 Todo espumante é Champagne
De jeito nenhum! Champagne é o vinho espumante mais famoso e mais caro do mundo, mas para ser chamado de Champagne tem que ser produzido sob regras MUITO rígidas na região de mesmo nome (Champagne) no norte da França.
No restante do mundo o nome comum é ESPUMANTE. Na Espanha eles adotam o nome de CAVA para os espumantes produzidos da mesma maneira que os Champagnes e na Alemanha eles dão o nome de SEKT.

🍇🕒 Vinho velho é que é melhor
Existem sim alguns vinhos no mundo que precisam envelhecer durante anos para atingirem seu ponto ideal, mas a enorme maioria dos vinhos de TODO o mundo são feitos para envelhecer por 2 ou 3 anos e não mais do que isso. Vinhos rosés, em sua enorme maioria, são perfeitos apenas quando jovens. E mesmo entre os tintos, não são todos que envelhecem bem. Cada vinho tem uma idade ideal.

🍷 Lambrusco e Prosecco são nomes de vinho
Olha só onde o popular complica a vida. Lambrusco é uma uva tinta do centro norte da Itália e Prosecco é uma uva do noroeste da Itália, cujo nome original é Glera. Mas os espumantes Prosecco e os frisantes Lambrusco ficaram tão famosos mundo afora que suas uvas se confundem com o nome do vinho, mesmo estando errado.

❄️🍷 Vinho tinto deve ser tomado na temperatura ambiente
Ai, ai, ai. Os bebedores de vinhos dos países tropicais precisam saber dessa FAKE. Todo vinho tem sua temperatura ideal para realçar seus aromas e sabores, mas NENHUMA delas está acima dos 18 graus. Ou seja, é necessário refrescar os vinhos tintos, mas sem deixar gelar!

🍷 Vinho faz mal x Vinho faz bem
Segura o grupo de mensagens e escuta a ciência: a diferença entre o veneno e o remédio é a quantidade. Se você não tem nenhuma contra indicação médica para o consumo de vinho, um pouco da bebida não vai lhe fazer mal, ao contrário, em alguns casos (e sem exagero) pode fazer bem principalmente para o sistema circulatório.

🚫 Vinho com tampa de rosca não presta
A rolha feita de cortiça vai acabar. Talvez enquanto a gente esteja aqui ainda para ver. As poucas que vão permanecer sendo feitas serão para os espumantes, onde ainda é muito difícil substituí-las. Para o restante dos vinhos teremos as tampas de rosca (screw-caps) ou as rolhas de outros materiais que não a cortiça (feita da casca de uma árvore). Esse tipo de fechamento não tem NENHUMA influência na qualidade do vinho.

 

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

VINOTECA BRASIL - CNPJ: 26.683.980/0001-68 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade